segunda-feira, 20 de julho de 2015

Empreendedorismo




Empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.

Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:
  •          Imaginação;
  •          Determinação;
  •          Habilidade de organizar;
  •          Habilidade de liderar pessoas;
  •          Habilidade de conhecer tecnicamente etapas e processos.


Em geral, as pessoas que sonham em ter o seu próprio negócio são movidas pela ambição de ganhar muito dinheiro e ser independentes. A simples idéia de estarem subordinadas a alguém as apavora. Algumas pessoas são levadas a abrir o seu próprio negócio por motivos que, muitas vezes, são alheios às suas vontades. Tais situações abrangem exemplos de profissionais que saíram de grandes organizações com recursos econômicos significativos e que resolveram montar o seu próprio negócio; aqueles que deixaram seus empregos para se tornarem empresários e aqueles que, sem a maior pretensão, herdaram algum negócio da família.

Empreendedores de sucesso no Brasil

Abílio Diniz – Grupo Pão de Açúcar
Quem propôs a abertura de um supermercado, entretanto, foi seu pai. Em 1968, a rede já tinha 40 lojas e mais de mil funcionários. Apesar de todo o sucesso, o caminho também trouxe problemas, obrigando o presidente do grupo a promover uma reestruturação na administração do negócio em meados dos aos 90.

Luiz Seabra – Natura

Uma das empresas mais conhecidas do país começou pequena, na Rua Oscar Freire. Com a entrada de sócios, a Natura foi ganhando forma e uma fatia do mercado de cosméticos. Sua inovação no trato com os consumidores e com os vendedores formou uma característica própria da marca. Hoje é reconhecida pelo seu projeto de sustentabilidade e práticas ecologicamente corretas.

Robinson Shiba – China in Box

Apesar de ter tido a ideia pioneira de comida chinesa para entrega, Robinson Shiba é, de formação, odontologista. Hoje, junto de seu pai, administra a marca que é conhecida por todos os brasileiros. Seu pai, inclusive, foi um dos poucos a acreditar na ideia do filho, não muito bem recebida no começo pela família.

Alexandre Costa
Sua história começa com a venda de ovos de Páscoa de porta em porta, ainda aos 14 anos, em busca de conseguir algum dinheiro que o fizesse erguer o negócio que enxergava como lucrativo. Sua caminhada sempre foi marcada por muito suor e insistência, acreditando sempre que com um mínimo investimento poderia espalhar seus produtos por todo o país. E foi assim que conseguiu iniciar a grande marca que conhecemos hoje.


Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "Empreendedorismo"

Postar um comentário