Empreendedor aquele que inicia
algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que
sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. Ser empreendedor significa,
acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência
entre criatividade e imaginação.
Para se
tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:
- Imaginação;
- Determinação;
- Habilidade de organizar;
- Habilidade de liderar pessoas;
- Habilidade de conhecer tecnicamente etapas e processos.
Em geral, as pessoas que sonham em ter o seu próprio
negócio são movidas pela ambição de ganhar muito dinheiro e ser independentes.
A simples idéia de estarem subordinadas a alguém as apavora. Algumas pessoas
são levadas a abrir o seu próprio negócio por motivos que, muitas vezes, são
alheios às suas vontades. Tais situações abrangem exemplos de profissionais que
saíram de grandes organizações com recursos econômicos significativos e que
resolveram montar o seu próprio negócio; aqueles que deixaram seus empregos
para se tornarem empresários e aqueles que, sem a maior pretensão, herdaram
algum negócio da família.
Empreendedores de sucesso no Brasil
Abílio
Diniz – Grupo Pão de Açúcar
Quem propôs a abertura de um
supermercado, entretanto, foi seu pai. Em 1968, a rede já tinha 40 lojas e mais
de mil funcionários. Apesar de todo o sucesso, o caminho também trouxe
problemas, obrigando o presidente do grupo a promover uma reestruturação na
administração do negócio em meados dos aos 90.
Luiz Seabra – Natura
Uma das empresas mais conhecidas do
país começou pequena, na Rua Oscar Freire. Com a entrada de sócios, a Natura
foi ganhando forma e uma fatia do mercado de cosméticos. Sua inovação no trato
com os consumidores e com os vendedores formou uma característica própria da
marca. Hoje é reconhecida pelo seu projeto de sustentabilidade e práticas
ecologicamente corretas.
Robinson Shiba – China in Box
Apesar de ter tido a ideia
pioneira de comida chinesa para entrega, Robinson Shiba é, de formação,
odontologista. Hoje, junto de seu pai, administra a marca que é conhecida por
todos os brasileiros. Seu pai, inclusive, foi um dos poucos a acreditar na
ideia do filho, não muito bem recebida no começo pela família.
Alexandre Costa
Sua história começa com a venda de ovos de Páscoa de porta em porta,
ainda aos 14 anos, em busca de conseguir algum dinheiro que o fizesse erguer o
negócio que enxergava como lucrativo. Sua caminhada sempre foi marcada por
muito suor e insistência, acreditando sempre que com um mínimo investimento
poderia espalhar seus produtos por todo o país. E foi assim que conseguiu
iniciar a grande marca que conhecemos hoje.
0 Comentarios "Empreendedorismo"
Postar um comentário